O momento certo para trocar as peças do carro sempre gera dúvidas, e as palhetas do para-brisa são um exemplo. Baratas e essenciais, elas garantem a visibilidade e, por consequência, sua segurança ao dirigir. Mas você sabe quando e como cuidar delas para que durem mais?
Normalmente, as palhetas duram entre 6 e 12 meses. Fique atento: se as borrachas estiverem trincadas, rachadas ou não limparem o vidro corretamente, é sinal de que a substituição é urgente. Ignorar esses sinais coloca sua segurança e a dos passageiros em risco.
5 cuidados para fazer o limpador de para-brisa durar mais
Não sabe quais são os cuidados essenciais para manter o limpador de para-brisa funcionando bem e prolongar a vida útil dele? Abaixo, você confere 5 práticas que vão ajudá-lo nessa tarefa.
1. Sempre adicione os produtos corretos no reservatório

Fique atento ao tipo de produto químico que você adiciona no reservatório do limpador. Apesar de muitos realmente deixarem o para-brisa mais limpo, em boa parte das vezes eles podem prejudicar a borracha e, dessa forma, fazer com que ela emita um ruído incômodo e até mesmo riscar o vidro, além de reduzir a vida útil do componente.
Por esses motivos, o correto é utilizar a água e um sabão comum no reservatório. Os dois juntos ajudam a promover a limpeza do para-brisa e ainda preservar o limpador em boas condições de uso. Você também pode utilizar um aditivo específico, mas certifique-se de que ele não vai prejudicar a borracha do limpador. Produtos à base de álcool e querosene, por exemplo, são prejudiciais.
Leia mais:
2. Acione o esguicho de água regularmente

Essa prática também ajuda a conservar a borracha do limpador, pois a mantém úmida e evita o ressecamento, que consequentemente pode gerar fissuras e outras formas de deterioração do item.
3. A velocidade do limpador deve ser ajustada de acordo com a chuva

Outra ação que pode acabar prejudicando o limpador é utilizá-lo em uma velocidade que não esteja em conformidade com a intensidade da chuva. Sendo assim, em caso de chuva fraca, utilize o sistema na velocidade mais lenta. Caso ela fique mais forte, você também deve elevar o nível de funcionamento.
4. Limpe as borrachas apenas com sabão neutro e pano úmido

Há quem acredite que para limpar as borrachas é necessário utilizar produtos abrasivos. No entanto, isso não é o ideal, já que podem prejudicá-lo.
Também não é recomendável esfregar as palhetas, pois dessa forma você pode estar tirando a camada de grafite que fica na borracha e serve como proteção do material contra os raios UV, além de garantir o deslizamento suave pelo vidro.
5. Proteja as borrachas do limpador

Exposição excessiva ao sol ou à chuva pode ser muito prejudicial ao limpador, pois geram o desgaste da peça, fazendo com que ela se deteriore mais rápido. Por isso, se possível, sempre mantenha o veículo em um local coberto quando o estacionar.
Outra dica é levantar o braço do limpador. Dessa maneira, você deixará a borracha menos exposta ao sol.