Itamaraty recomendou que Lula vetasse projeto que cria o Dia da Amizade entre Brasil e Israel – 14/07/2025 – Painel

Itamaraty recomendou que Lula vetasse projeto que cria o Dia da Amizade entre Brasil e Israel – 14/07/2025 – Painel

O Itamaraty recomendou que o presidente Lula (PT) vetasse o projeto de lei que fixa em 12 de abril o “Dia da Amizade entre Brasil e Israel”. A proposta foi aprovada no Senado em maio, e o petista não se pronunciou, deixando vencer o prazo de sanção. Dessa forma, a matéria foi promulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O presidente da República tem até quinze dias úteis para sancionar ou vetar uma proposta, contados após o recebimento da matéria. Se não houver manifestação do chefe do Executivo, cabe ao presidente do Congresso promulgar a matéria.

A oposição usou o episódio para criticar Lula, acusando o presidente de antissemitismo. O presidente da República tem feito duras críticas ao premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, pelos ataques à Faixa de Gaza. Em mais de uma oportunidade, Lula denunciou o que vê como genocídio contra o povo palestino.

Em nota, o Itamaraty diz que valoriza as relações históricas mantidas entre os dois países, mas que avaliou que o momento não “seria oportuno à instituição da referida data”, em razão da guerra.

“O Itamaraty valoriza as relações históricas mantidas entre Brasil e Israel, os laços de amizade entre o povo brasileiro e o povo israelense, bem como se orgulha de o Brasil ter acolhido famílias que fugiram dos horrores do Holocausto e de ser, hoje, lar da segunda maior comunidade judaica da América Latina e a décima maior do mundo. No entanto, entendeu que o momento não seria oportuno à instituição da referida data, em razão da guerra atualmente em curso na Palestina, que já causou a morte de mais de 55 mil pessoas”, diz a nota.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

administrator

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *