Pela primeira vez, cientistas conseguiram ter um vislumbre real do nascimento de planetas!
Como nascem os planetas? Pela primeira vez, um grupo de cientistas conseguiu ter um vislumbre real desse processo. Astrônomos identificaram o momento em que partículas de material sólido, que um dia formarão planetas, começaram a se aglomerar ao redor de uma jovem estrela, localizada a cerca de 1.300 anos-luz da Terra.
A pesquisa, publicada nesta quarta-feira na revista Nature, foi liderada pela Universidade de Leiden. Os responsáveis pelo trabalho usaram dados do maior observatório astronômico do mundo, o ALMA, no Chile, e do maior telescópio espacial já lançado, o James Webb.

A estrela foi batizada de HOPS-315. Ela tem menos de 100 mil anos e está localizada na constelação de Órion. Ao seu redor, foi detectado um disco protoplanetário, composto por gás e poeira.
Com isso, foi possível enxergar o comecinho de um processo que levará milhões e milhões de anos até formar um novo mundo.
No Olhar Digital News de hoje, Marcelo Zurita, astrônomos e colunista do OD, comenta essa descoberta impressionante. Vamos ver!