Anatel tira de circulação 3,3 mil produtos irregulares, como drones, celulares e aparelhos de TV Box

Anatel tira de circulação 3,3 mil produtos irregulares, como drones, celulares e aparelhos de TV Box


Produtos estavam em centros de distribuição da Amazon, do Mercado Livre e da Shopee e seriam entregues a consumidores. Operação contra pirataria ocorreu em seis estados do país. Anatel apreende drone em operação que mira eletrônicos piratas
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retirou de circulação 3,3 mil produtos irregulares ou não homologados durante operação realizada em oito centros de distribuição da Amazon, do Mercado Livre e da Shopee. Entre os produtos lacrados estão drones, celulares, tv boxes, baterias e TV Boxes.
A ação, que ocorreu na semana passada, mirou os centros de distribuição dos marketplaces nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Bahia.
A Amazon respondeu pela maior parte dos produtos lacrados, com 1,7 mil. Na sequência, Mercado Livre, com 1,5 mil, e a Shoppe, com 72.
Centro de distribuição da Amazon
Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares
De acordo com a Anatel, nos processos de lacração dos produtos os “fiscais aplicam um fecho plástico (lacre) nos sacos de armazenamento dos produtos irregulares, para evitar adulteração ou perda, e impossibilitar a comercialização”.
Para Alexandre Freire, conselheiro da Anatel e patrocinador das ações do Plano de Ação de Combate à Pirataria da Anatel, “não se pode transferir ao consumidor a responsabilidade de identificar se um produto eletrônico é seguro ou não”.
“Marketplaces e outras plataformas de comércio digital têm o dever de coibir a venda de produtos não homologados, que representam riscos sérios à segurança do consumidor e à integridade das redes de telecomunicações”, complementou.
Desde 2018, a Anatel já retirou do mercado cerca de 8,4 milhões de produtos irregulares do mercado.

administrator

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *