No discurso dos 100 dias de governo, Donald Trump disse que está dando aos americanos a melhor economia da história. Mas uma pesquisa mostrou que a maioria dos americanos desaprova o jeito que ele está conduzindo a economia. Guerra comercial de Trump faz PIB dos EUA recuar no 1º tri do ano e afeta a China
A guerra comercial iniciada pelo governo Trump contra mais de uma centena de parceiros começou a afetar negativamente a economia chinesa – e também a americana.
A Bolsa de Valores de Nova York abriu em baixa depois da notícia de que a economia americana encolheu. O PIB, que é a soma de toda a riqueza produzida no país em um determinado período, caiu de 0,3% no primeiro trimestre de 2025. É o primeiro resultado negativo desde o início de 2022 – quando o planeta ainda se recuperava da pandemia.
Naquele momento, com as cadeias de suprimento travadas, faltaram peças como chips de computadores para as indústrias americanas. Agora, um dos motivos foi a incerteza causada pela política econômica do governo Trump. O professor Nicholas Economides, da Universidade de Nova York, disse que a expectativa em relação ao aumento das tarifas de importação levou a esse resultado.
Com medo do tarifaço, as indústrias adiantaram as compras de fornecedores de outros países. Os Estados Unidos importaram ainda mais do que exportaram – o contrário do que Donald Trump quer. A produção doméstica caiu.
Os economistas também estão de olho em um fator com impacto direto na economia nos próximos meses: o consumo do cidadão americano. Se ele comprar menos por causa do aumento de preços ou das incertezas sobre o futuro, a desaceleração econômica tende a continuar.
O professor José Scheinkman, da Universidade de Columbia, afirma que é difícil prever por quanto tempo a economia vai continuar assim, mas o impacto é certo:
“Firmas que vão ter que parar a produção. Então, elas vão ter que deixar sair a força de trabalho e mandar embora a força de trabalho. Então, isso tudo deixa as pessoas preocupadas. Se você não sabe se vai ter um emprego no mês que vem, você é um pouco mais cuidadoso com seus gastos”, afirma.
Guerra comercial iniciada por Trump começa a afetar negativamente as economias chinesa e americana
Reprodução/TV Globo
No discurso dos 100 dias de governo, na terça-feira (29), Donald Trump disse que está dando aos americanos a melhor economia da história. Mas uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) mostrou que a maioria dos americanos desaprova o jeito que Trump está conduzindo a economia, e isso está se refletindo na aprovação geral do trabalho do presidente, que caiu cinco pontos percentuais desde que ele tomou posse em 20 de janeiro.
Em uma reunião de gabinete, Trump culpou o governo anterior, de Joe Biden. Disse que as tarifas não estão atingindo os Estados Unidos e voltou a afirmar que espera conseguir um acordo com a China – que também já sente os efeitos da disputa com os americanos. Dados oficiais mostram uma desaceleração da atividade industrial da segunda maior economia do mundo. Sinal de que a China sabe que vai exportar menos.
Trump já recuou nas tarifas sobre carros e autopeças do Canadá e do México, mas mantém a queda de braço com Pequim. O professor Scheinkman diz que a guerra comercial não é boa para ninguém:
“Uma das coisas que as pessoas se enganam é pensar que o comércio internacional é uma competição. Trump pensa assim. Mas os dados mostram que quando um país vai mal, todos os outros vão um pouquinho pior também”.
E o professor Nicholas compara Estados Unidos e China com dois carros acelerando para bater de frente e ele espera que não demore muito para isso mudar:
“Quando virem que há muito a perder, vão mudar de direção”, afirma.
LEIA TAMBÉM
PIB dos EUA tem queda de 0,3% nos primeiros meses do mandato de Trump
Trump diz que contração da economia dos EUA não tem a ver com tarifaço: ‘Sejam pacientes’
Trump 100 dias: aprovação do presidente dos EUA despenca
Guerra comercial iniciada por Trump começa a afetar negativamente as economias chinesa e americana

Deixe um comentário
Deixe um comentário