Após a definição de Robert Francis Prevost, o novo papa Leão XIV, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo ressaltou o ambiente festivo que tomou conta da Praça São Pedro, nesta quinta-feira (8).

Em coletiva de imprensa, o arcebispo exaltou a escolha.
“Era fácil observar aquela alegria estampada na fisionomia de quem estava na Praça São Pedro. Foi um ambiente festivo, uma espécie de alívio, não por temores, mas, aquele traço singelo, de festejar porque temos um papa”, disse Dom Peruzzo.
“Vamos observar a história do novo papa. Ele já entrou adulto para o caminho vocacional. Ele tem uma capacidade maior de convívio com tantas diferenças. É alguém que tem um carinho muito grande e tem um olhar muito grande para os problemas da periferia. Ele tem uma sensibilidade pastorial”, completa o arcebispo.
Dom Peruzzo brincou e revelou o que estava fazendo no momento em que foi definido o novo papa.

“Eu gosto de assistir programas esportivos após o almoço, porque eu cochilo. Mas, quando veio o anúncio, eu abri os olhos e vi a fumaça sair da chaminé e percebi que não era de nenhuma churrasqueira do Vaticano”, brinca o arcebispo.
Dom Peruzzo também rebateu uma divisão na igreja católica e ressaltou a escolha do papa em dois dias de conclave.
“Falava-se que esse conclave seria mais demorado porque era mais plural. Essa demora seria retrato de uma igreja em divisão. E olha como terminou. Foi uma bela surpresa. Com isso, quero dizer que isso não é um jogo de estrategistas. É um ambiente de profunda oração”, declara Dom Peruzzo.
“O legado de Francisco segue”, conclui.