O presidente Lula (PT) posou para uma foto ao lado do prefeito de Maceió, JHC (PL-AL), após escolher a procuradora de Justiça de Alagoas Maria Marluce Caldas Bezerra, tia do prefeito, para uma vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
A indicação de Marluce, oficializada na quinta (10), passou por uma costura política que buscou contemplar aliados estratégicos do petista e envolveu os grupos do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que são adversários em Alagoas.
Com a escolha, Lula costurou uma aliança para a eleição no estado em 2026 e atendeu, ao mesmo tempo, aos dois grupos. Além disso, com essa definição, o petista abriu caminho para que Lira concorra ao Senado na próxima eleição.
JHC é um dos principais líderes da direita no Nordeste, e a nomeação de sua tia ao STJ aproxima ele do presidente da República. Em 2022, ele trocou o PSB pelo PL entre o primeiro e segundo turno das eleições e declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o petista.
A foto foi publicada por Lira em seu perfil nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (11). “Um marco importante para todas as mulheres e para Alagoas, que já conta com o destacado trabalho de Humberto Martins e agora passa a ter dois representantes na corte. Toda sorte e bom trabalho à ministra”, escreveu Lira.
Na tarde de quinta (10), o deputado esteve no Palácio da Alvorada para acompanhar a oficialização do nome de Marluce. Além de JHC e de Marluce, também esteve no Alvorada o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), filho de Renan Calheiros. O ministro também compartilhou registros em seu perfil nas redes sociais —sem a presença de Lira nas fotos. Segundo um participante, o encontro foi institucional.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.