O presidente Lula (PT) classificou como uma afronta a atitude do presidente dos EUA, Donald Trump, de aumentar a sobretaxa imposta aos produtos brasileiros para 50%. O petista também disse nesta quinta-feira (10) que medidas diplomáticas estão sendo tomadas pelo Itamaraty e voltou a citar a aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica como uma das opções de resposta, além de recorrer à Organização Mundial do Comércio.
Políticos governistas veem a situação como uma oportunidade de reaproximar Lula do empresariado e de desgastar o bolsonarismo. Na carta em que anunciou as tarifas sobre produtos brasileiros, Trump disse que a medida foi provocada pelo que ele considera uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado de Direito.
Nos bastidores, bolsonaristas admitem desgaste para o campo político; publicamente, tentam blindar o ex-presidente. O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos para pressionar por sanções contra ministros do STF, chamou o tarifaço de “tarifa Moraes”.
O Café da Manhã desta sexta-feira (11) trata das reações à tarifa anunciada por Trump para produtos brasileiros. O jornalista Bruno Boghossian, secretário de redação da Folha em Brasília, fala das repercussões na política brasileira e analisa os efeitos do anúncio trumpista para o governo e para o bolsonarismo. E o economista Maurício Moura, professor da universidade George Washington, explica quais setores podem ser mais impactados e discute como isso afeta a relação entre os dois países.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Raphael Concli.