A pesquisa do Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), que avalia a performance digital de nomes cotados para a corrida ao Palácio do Planalto em 2026, aponta que os governadores de São Paulo e do Paraná assumiram o protagonismo nas redes sociais no último mês. Com estratégias diferentes, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Junior (PSD-PR) se tornaram os mais influentes, com aumento no alcance e no engajamento direto com o público.
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Depois do fenômeno eleitoral de Pablo Marçal nas eleições municipais de 2024, o desafio dos “presidenciáveis influencers” será converter seguidores em eleitores – e likes em votos. Nas eleições à prefeitura de São Paulo, Marçal fez muito barulho nas redes sociais, revolucionou a forma de fazer campanha e obteve expressiva votação – mas não conseguiu chegar à disputa ao segundo turno. Ele ainda ficou inelegível por oito anos por impulsionamentos e pelos chamados “cortes” de vídeos.
O comparativo da pesquisa IDP entre maio e junho confirma o dinamismo das redes sociais e como o cenário eleitoral pode mudar rapidamente no mundo digital. Segundo o levantamento, Ratinho Junior saltou de 6,04 para 21,72 pontos no indicador, formado com base em três dimensões: redes próprias (alcance e engajamento), stakeholders ou “mar aberto”, que inclui o que jornalistas, influenciadores e outros políticos dizem sobre os presidenciáveis, além da “tonalidade”, classificação dos conteúdos em diferentes graus entre positivos e negativos.
Enquanto isso, Tarcísio de Freitas teve uma pequena queda, mas se manteve entre os presidenciáveis mais influentes para a corrida eleitoral de 2026. O indicador de Tarcísio variou de 25,87 para 21,19. A Datrix usa inteligência artificial para analisar milhões de postagens em diversas plataformas, entre elas X, Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube, gerando uma nota semanal de -100 a +100.
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De acordo com a pesquisa IDP de junho, Ratinho Junior navegou com êxito no “mar aberto” da internet, impulsionado por avaliações favoráveis pela gestão do governo paranaense e pelas pesquisas eleitorais que o colocam em empate técnico com Lula em um eventual segundo turno, na disputa pela Presidência da República. No entanto, as redes próprias foram menos eficientes, indicando uma presença nacional ainda tímida do chefe do Executivo do Paraná.
Em entrevista à Gazeta do Povo, o diretor-executivo da Datrix, João Paulo Castro, reiterou que o governador do Paraná é um dos presidenciáveis que busca a exposição nacional para se consolidar como uma opção viável da direita na corrida presidencial em oposição à reeleição de Lula. Castro ressalta que Ratinho Junior, assim como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), trabalha com o reposicionamento das redes para “furar a bolha regional” e entrar nas conversas nacionais.
O feed do paranaense revela uma mudança na maneira de se comunicar nos últimos meses. As atualizações mais recentes mostram um Ratinho Junior mais descontraído com a família, em momentos de pescaria e churrasco, sempre acompanhado de uma música sertaneja raiz.
No comparativo com Tarcísio de Freitas, o governador do Paraná tem uma “positividade regional maior”, segundo o diretor-executivo da Datrix, no entanto, o mandatário paulista já aparece como uma figura nacional, atrelado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O Tarcísio de Freitas é o governador mais nacional, com uma estrutura mais organizada do que os outros governadores. Por outro lado, ele tem uma percepção menos positiva regionalmente do que Ratinho Junior e Caiado”, avalia Castro.
Entre os governadores, o também presidenciável Romeu Zema (Novo-MG) patinou no último levantamento e teve o pior desempenho entre os nomes monitorados em junho. No período, ele foi alvo de críticas por comparar moradores de rua a carros estacionados irregularmente. “O colchão reputacional não foi capaz de segurar as agressões [contra o governador]. Ou seja, as discussões negativas acabaram se sobrepondo ao que ele conseguiu construir nas próprias redes”, analisa o empresário da Datrix.
Para 2026, Castro afirma que será essencial que os candidatos compreendam onde as pessoas estão conversando e quais meios de comunicação são confiáveis no ambiente digital. “O índice Datrix se propõe exatamente a desvendar como é que você pode trazer a popularidade e a sua reputação digital para a conversão de votos porque traz outras camadas de análise, além do número de curtidas ou do número de seguidores”, explica o diretor-executivo.
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Na avaliação do representante da Datrix, as redes sociais apontam para a tendência de eleitores do ex-presidente Bolsonaro a buscarem uma alternativa de posicionamento digital por causa da inelegibilidade do maior líder da direita brasileira. Além de Tarcísio de Freitas, integrantes do clã do ex-presidente aparecem entre os cotados nos últimos dois meses da pesquisa, com troca de posições entre o filho 02 Eduardo Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
“Quem se identifica com o bolsonarismo está entendendo, afinal de contas, para onde ele pode ir nas redes sociais, caso o Bolsonaro não possa ser candidato. Se isso acontecer, essas pessoas vão conversar e participar de que forma no ambiente digital, de que lado, com qual posicionamento?”, questiona Castro.
Quando se posiciona, Michelle Bolsonaro tem o maior engajamento entre os presidenciáveis.
Diretor-executivo da Datrix, João Paulo Castro
Em junho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro avançou para 16,76 pontos e ganhou tração ao mobilizar a base de apoiadores do pai durante a temporada nos Estados Unidos ao alegar perseguição política e confrontar Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Já Michelle Bolsonaro teve um mês tímido nas redes, apesar de ser considerada pelo diretor-executivo da Datrix como o nome com maior potencial de engajamento entre os presidenciáveis.
Segundo Castro, cada publicação dela consegue atrair proporcionalmente mais pessoas de sua base do que outros candidatos, inclusive que a de Lula. “A métrica do engajamento nas redes próprias é muito importante. A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro teve outros meses muito fortes. Quando se posiciona, ela tem o maior engajamento entre os presidenciáveis.”
Adversário do clã Bolsonaro, o presidente Lula convive com as vantagens e com os reveses da exposição natural pela incumbência do cargo. Segundo os dados da IDP de junho, o petista manteve-se competitivo com 20,09 pontos, apesar do cenário turbulento em meio às discussões sobre o IOF e necessidade de ajuste fiscal, o que provocou um resultado negativo no mês anterior.
“É muito difícil comparar o que são as redes sociais do Lula com todos os outros candidatos. A gente consegue perceber que a campanha de comunicação de publicidade do governo na rede segue forte. […] não está tão forte quanto já esteve, mas ainda é maciça e muito engajadora, um colchão reputacional relevante entre os presidenciáveis”, comenta Castro.
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Dados das redes sociais dos presidenciáveis na pesquisa IDP
Maio
- Tarcísio de Freitas: 25,87
- Michelle Bolsonaro: 18,62
- Zema: 13,51
- Ronaldo Caiado: 8,12
- Ratinho Junior: 6,94
- Eduardo Bolsonaro: 1,77
- Ciro Gomes: 1,08
- Lula: -12,03
Junho
- Ratinho Junior: 21,72
- Tarcísio de Freitas: 21,19
- Lula: 20,09
- Eduardo Bolsonaro: 16,76
- Ciro Gomes: 13,50
- Michelle Bolsonaro: 11,25
- Ronaldo Caiado: 11,07
- Eduardo Leite: 7,50
- Zema: -3,24