Na semana passada, indiquei três comédias para reunir a garotada nas férias e todo mundo assistir junto. Agora, recomendo três filmes divertidos para quem tem filho adolescente.
Diferentemente da primeira lista, esses filmes trazem uma ou outra vulgaridade, além de jovens fazendo coisas de jovens.
Atração Mortal (Michael Lehmann, 1988)
Enquanto John Hughes eternizava a imagem dos adolescentes cheios de dúvidas dos anos 80 em filmes divertidos como Curtindo a Vida Adoidado, Michael Lehmann fez em 1988 um clássico da comédia teen com tons darks: Atração Mortal.
É uma história sardônica e cheia de humor sombrio sobre uma adolescente (Winona Ryder) que chega a uma escola e entra para uma turminha liderada por três patricinhas de mesmo nome, Heather, vividas por Lisanne Falk, Kim Walker e Shannen Doherty (que depois ficaria famosa na série Barrados no Baile). Até que ela conhece um bonitão rebelde (Christian Slater) e resolve eliminar o trio. Um dos grandes filmes cult dos anos 80 e muito sagaz.
Onde assistir: disponível na Mubi, Looke e Netmovies, ou para locação e compra na Apple TV+ e Amazon.
Jovens, Loucos e Rebeldes (Richard Linklater, 1993)
Nenhum filme dos anos 1990 revelou tantos jovens atores e atrizes de uma vez só. Ben Affleck, Matthew McConaughey, Milla Jovovich, Parkey Posey, Adam Goldberg, Joey Lauren Adams e Cole Hauser são alguns dos nomes que o cineasta texano Richard Linklater, que depois faria Escola do Rock e Boyhood: da Infância à Juventude, escalou para seu segundo filme, uma história que acompanha a vida de diversos personagens no último dia de aula de uma escola no Texas, em 1976.

Inteiramente autobiográfico, Jovens, Loucos e Rebeldes lida com temas como dúvida sobre o futuro profissional, drogas (especialmente maconha), problemas de relacionamento e brigas geracionais. O que Loucuras de Verão (American Graffiti), de George Lucas, foi para os anos 1970, este filme foi para os 1990.
Onde assistir: disponível para locação na Apple TV+, Amazon e Claro Video.
As Patricinhas de Beverly Hills (Amy Heckerling, 1995)
Bem-humorada e criativa adaptação do romance Emma, de Jane Austen, tem a ótima Alicia Silverstone, então com 17 anos, como Cher Horowitz, uma patricinha em uma escola caríssima de Beverly Hills, cujo hobby é arranjar namoros para as amigas. Cher é podre de rica, bonita e popular, e a gente teria tudo para desgostar dela, mas Alicia Silverstone a interpreta de forma tão engraçada e ingênua que o público caiu de amores por Cher.
O filme foi um surpreendente sucesso e redefiniu as histórias de adolescentes privilegiados. A diretora Amy Heckerling, que havia estreado no cinema com outro divertido filme sobre adolescentes, Picardias Estudantis (1982), e explodido nas bilheterias com a comédia Olha Quem Está Falando (1989), fez uma das melhores histórias teen dos anos 1990.
Onde assistir: disponível na Netflix, Paramount+ e Telecine, ou para locação no Google Play, Amazon, Microsoft e Apple TV+.
VEJA TAMBÉM:
-
Dez anos depois, “Boyhood” segue como grande filme sobre o desabrochar
-
Três aventuras clássicas para assistir com as crianças nas férias