Trump ameaça retirar cidadania de apresentadora após críticas ao governo pelas enchentes no Texas

Trump ameaça retirar cidadania de apresentadora após críticas ao governo pelas enchentes no Texas

Presidente americano disse que Rosie O’Donnel é uma ‘ameaça à humanidade’ e deveria permanecer na Irlanda; no entanto, a comediante nasceu nos EUA e, segundo as leis do país, não pode perder a cidadania

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (12) que está considerando revogar a cidadania americana da apresentadora, atriz e comediante Rosie O’Donnell. A ameaça foi feita após críticas de O’Donnell à resposta do governo federal às enchentes que atingiram o Texas, deixando ao menos 121 mortos e cerca de 170 desaparecidos. Em publicação na sua rede social Truth Social, Trump afirmou que O’Donnell “não está nos melhores interesses do nosso grande país” e que é “uma ameaça à humanidade”. O presidente sugeriu que ela deveria permanecer na Irlanda, onde vive desde o início deste ano com seu filho de 12 anos. “Deus abençoe a América!”, finalizou.

No entanto, a lei dos EUA não permite que o presidente revogue a cidadania de pessoas nascidas no país — como é o caso de Rosie, que nasceu em Nova York. A apresentadora respondeu à ameaça em publicações no Instagram, afirmando que Trump a ataca porque ela “está em oposição direta a tudo o que ele representa”. O desentendimento entre Trump e O’Donnell tem longa data, remontando a 2006, quando a atriz criticou o então dono do concurso Miss EUA em seu programa The View.

A mais recente crítica de Rosie O’Donnell foi motivada pelas enchentes no Texas em 4 de julho. Em vídeo no TikTok, ela lamentou as mortes e culpou cortes orçamentários feitos por Trump em agências ambientais e científicas responsáveis pela previsão e prevenção de desastres naturais. “Que história de horror no Texas”, disse. “Quando o presidente destrói os sistemas de alerta precoce e capacidade de previsão do tempo, esses são os resultados.” Apesar das críticas, Trump visitou o Texas na sexta-feira (11) e defendeu a atuação do governo federal, dizendo que as agências “fizeram um trabalho incrível, dadas as circunstâncias”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rosie O’Donnell, além de apresentadora, é ativista LGBTQIA+ e conhecida por trabalhos em televisão, cinema e teatro, incluindo filmes como Sintonia de Amor (1993) e Tarzan (1999).

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

administrator

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *