Projeto do Sesc em Minas visa promover apresentações gratuitas nas linguagens de circo, dança e teatro, incentivar trabalhos cênicos de rua e contribuir para a formação do público. Pratubatê
Jair Shimith
Muzambinho (MG) recebe a partir desta sexta-feira (9) o TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas. A programação segue até domingo (11) com espetáculos do Grupo Ponto de Partida, da Cia. Bando e dos grupos Trampulim, Primeiro Ato e Mambembe Teatro de Rua.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O projeto realiza apresentações artísticas gratuitas e de classificação livre. Na programação, há atividades de circo, dança e teatro. O objetivo é incentivar a circulação de produções cênicas de rua e ampliando o acesso à cultura.
Outra atração esperada é uma oficina que propõe imersão no universo da palhaçaria. Os participantes vão poder explorar estados de presença, escuta, improvisação e conexão, experimentando elementos como intuição, atenção, memória emotiva, o ridículo e a mecânica do riso.
Confira a programação em Muzambinho:
09/05, sexta-feira
20h30 – Teatro: Espetáculo “Mineiramente”, com o Grupo Ponto de Partida
📍 Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
10/05, sábado
9h às 12h – Oficina: “Palhaçaria percurso afetado”, com o Grupo Trampulim
📍 Local: Casa da Cultura de Muzambinho (Rua Tiradentes, 260)
🎟️ Inscrições pela plataforma Sympla no link (Clique aqui e acesse)
14h – Teatro: Espetáculo “Matias e a Estrada Infinita do Tempo”, com a Cia Bando
📍 Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
20h30 – Circo: Espetáculo “Pratubatê”, com o Grupo Trampulim
📍 Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
11/05, domingo
10h – Dança: Espetáculo “Passagem”, com o Grupo de Dança Primeiro Ato
📍 Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
11h – Teatro: Espetáculo “Contos da Carochinha – Tião da Tina”, com o Mambembe Teatro de Rua
📍 Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
Contos do Carochinha
Vanessa Oliveira
O projeto
O Grupo Ponto de Partida é homenageado do 1º TRUPI e se apresenta junto a quatro coletivos selecionados por meio de chamamento público e curadoria livre realizada pela equipe de Cultura do Sesc em Minas: Cia. Bando; Grupo Trampulim; Grupo de Dança Primeiro Ato; e Grupo Mambembe Teatro de Rua.
No segundo semestre do ano passado, esta primeira edição do Festival contemplou Belo Horizonte e Itajubá. Em abril de 2025, passou por Leopoldina e, em maio, chegará também a Manhuaçu, com as mesmas cinco apresentações artísticas e uma oficina formativa diferente em cada cidade de itinerância.
Em Muzambinho, o festival conta com o apoio da prefeitura. Mais informações estão disponíveis em: mais.sescmg.com.br/trupi.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas