Ex-chefe dos bancos centrais do Canadá e do Reino Unido, novo líder, que não tem formação política, se destacou em meio à guerra comercial com os Estados Unidos e foi eleito pelo Partido Liberal. Mark Carney, faz um discurso ao ser apresentado durante o anúncio da liderança liberal em Ottawa, Ontário, domingo, 9 de março de 2025.
Sean Kilpatrick/The Canadian Press via AP
O banqueiro Mark Carney foi eleito líder do Partido Liberal do Canadá neste domingo (9) e sucederá Justin Trudeau como primeiro-ministro do país.
Carney levou 86% dos votos e derrotou a ex-ministra das Finanças Chrystia Freeland em uma disputa interna de seu partido, na qual pouco menos de 152 mil membros votaram. Trudeau anunciou em janeiro que deixaria o cargo após mais de nove anos no poder, o que forçou os liberais a realizarem uma eleição para substituí-lo.
O novo líder, de 59 anos, foi executivo de longa data do Goldman Sachs, chefiou o Banco do Canadá durante a crise financeira de 2008 e foi chefe do Banco da Inglaterra em meio ao Brexit, sendo o primeiro não britânico a liderar o banco central desde sua fundação.
Ele será o primeiro premiê canadense a nunca ter exercido um cargo eletivo. Ele assumirá o poder em um momento tumultuado no Canadá, que está no meio de uma guerra comercial com o aliado de longa data, os Estados Unidos, e deve realizar uma eleição geral em breve.
Mark Carney será o próximo novo primeiro-ministro do Canadá

Deixe um comentário
Deixe um comentário