Sabesp alega que, devido às altas temperaturas, o consumo de água aumentou, o que tem impactado na recuperação dos reservatórios e causado instabilidade no fornecimento. Torneira sem água na região do Butantã, na Zona Oeste de SP
Reprodução/TV Globo
Em meio ao calor intenso do verão, que, por muitas vezes, passa dos 30°C, moradores da Grande São Paulo relatam que estão tendo interrupções frequentes no fornecimento de água há cerca de dois meses.
Cenários semelhantes de falta de água foram observados nas regiões do Butantã, na Zona Oeste da capital, da Guarapiranga, na Zona Sul, e do município de Embu das Artes.
“A gente está ficando sem água várias vezes por semana. A Sabesp manda um pouco para abastecer basicamente o bairro, mas de uma maneira muito pontual, e depois a gente fica, às vezes dias, sem lavar louça, sem lavar roupa, sem poder tomar banho. A pressão é tão baixa que o chuveiro não fica quente, então você tem que tomar banho frio… Por sorte ainda é verão”, relatou Karin Mickenhagen, moradora do Butantã.
No mesmo bairro, a empresária Sinara Aiolfe está utilizando galões de água para fazer a higienização dos alimentos e manter seu negócio funcionando.
“Na semana retrasada, nós ficamos quatro dias sem água, então tá muito difícil. Quando recebemos, a água veio totalmente escura, não é a água que nós estamos acostumadas”, contou.
Água suja que saiu de torneira na região do Butantã, na Zona Oeste de SP
Reprodução/TV Globo
“Para lavar todos os legumes, verduras, frutas é água de galão. E nós mantemos baldes para poder fazer a limpeza do chão, banheiro, nós mantemos sempre para não ter essa falta, mesmo assim, é horrível para nós”, disse a empresária.
Segundo o professor de física Leonardo Crochik, os moradores enfrentam uma dificuldade em obter algum retorno da Sabesp e, quando conseguem, a resposta é sempre a mesma: manutenção emergencial.
“É uma manutenção de emergência que aparece a cada semana, desde dezembro tem sido assim. Um imprevisto que acontece toda semana não é imprevisto”, disse o docente.
Questionada pela TV Globo, a Sabesp informou que enviará equipes aos locais mencionados pela reportagem para verificar a situação. Explicou ainda que, nos últimos dias, devido ao calor, o consumo de água aumentou, o que impacta na recuperação dos reservatórios e causa instabilidade no fornecimento.
A empresa lamentou os transtornos e reforçou que é importante fazer o uso consciente da água.
Moradores da Grande SP reclamam de falta de água frequente em meio a calor intenso

Deixe um comentário
Deixe um comentário