O governo federal alerta que esta será a única forma de receber os valores que foram cobrados pelas entidades sem autorização. Golpistas estão enviando mensagens criminosas, falando em facilitar o pagamento. Fraude no INSS: Presidente do Instituto diz que reembolso às vitimas será feito na conta do segurado
O presidente do INSS disse nesta terça-feira (6) que o dinheiro de aposentados e pensionistas vítimas da fraude no instituto será devolvido direto na conta do segurado.
Em entrevista à rádio CBN, Gilberto Waller Júnior afirmou que não haverá devolução do dinheiro da fraude via PIX ou por saque; que os depósitos serão feitos juntamente com o pagamento do benefício do INSS, em folhas de pagamento adicional, na mesma conta do segurado.
O governo federal alerta que esta será a única forma de receber os valores que foram cobrados pelas entidades sem autorização. Golpistas estão enviando mensagens criminosas, falando em facilitar o pagamento. Elas levam para sites falsos, que podem roubar dados ou induzir pessoas a pagar taxas fictícias.
Presidente do INSS: dinheiro de aposentados e pensionistas vítimas da fraude no instituto será devolvido na conta do segurado
Jornal Nacional/ Reprodução
Na tarde desta terça-feira (6), o presidente Lula fez mais uma reunião para tratar do escândalo no INSS e discutir o plano para devolver o dinheiro. Ainda não há previsão para ressarcimento das vítimas, nem um calendário. Também falta divulgar o número total de pessoas lesadas e de onde virá o dinheiro para reembolsar aposentados e pensionistas – se será usado dinheiro público, além dos bens e valores apreendidos na operação da Polícia Federal ou recuperados na Justiça.
O escândalo no INSS provocou uma baixa na base aliada do governo. Depois da queda do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, a bancada do partido na Câmara decidiu adotar uma postura independente. O partido tem 17 deputados e internamente avalia que a escolha de Wolney Queiroz, também do PDT, para substituir Lupi não representa a bancada.
Já os três senadores do PDT anunciaram que seguem na base de Lula por causa da afinidade com o governo. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que respeita a decisão e espera contar com o partido nas matérias de interesse para o país.
Na investigação do esquema de fraudes, a Polícia Federal ainda analisa o material apreendido
Jornal Nacional/ Reprodução
Na investigação do esquema de fraudes, a Polícia Federal ainda analisa o material apreendido. Em um caderno encontrado no escritório do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, a PF descobriu indícios de uma suposta divisão de propina paga a dirigentes do instituto. A informação foi revelada pelo jornal “O Globo”. Nos cadernos, a PF encontrou anotações como “Virgilio 5%” e “Stefa 5%”, que os agentes acreditam corresponder aos pagamentos feitos ao então procurador-geral do INSS Virgílio Oliveira Filho e ao ex-presidente do instituto Alessandro Stefanutto – ambos afastados pela Justiça.
As defesas de Alessandro Stefanutto e de Antônio Carlos Camilo disseram que as acusações não correspondem à realidade dos fatos.
A defesa de Virgílio Oliveira Filho disse que vai provar a inocência dele no decorrer das investigações.
LEIA TAMBÉM
Presidente do INSS diz que ressarcimento de aposentados e pensionistas será feito ‘via benefício’
Fraude do INSS: beneficiários dizem que descontos ilegais começaram antes de 2019; veja relatos
Fraude no INSS: PF apreende cadernos com anotação de suposta propina para cúpula do órgão
Congresso derrubou regra que exigia autorização anual para descontos em aposentadorias e pensões do INSS
Presidente do INSS: dinheiro de aposentados e pensionistas vítimas da fraude no instituto será devolvido na conta do segurado

Deixe um comentário
Deixe um comentário