Cerca de 250 tornozeleiras devem ser trazidas para Sorocaba (SP) ainda no primeiro semestre de 2025, conforme o Secretário de Segurança Publica, para combater crimes de violência contra a mulher. Secretario de Segurança Publica apresenta novo prazo para tornozeleiras eletrônicas
O secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, prometeu que as tornozelerias eletrônicas para casos de violência contra mulher vão funcionar ainda no primeiro semestre de 2025, em Sorocaba (SP) . A informação foi divulgada após um evento em Itu (SP), nesta sexta-feira (7).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Em abril do ano passado, Derrite havia afirmado que a previsão de funcionamento das tornozeleiras seria no primeiro semestre de 2024, no entanto, os equipamentos ainda não foram trazidos para o município.
Após participar da solenidade do Corpo de Bombeiros de Itu nesta sexta, o secretário explicou à TV TEM que houve uma mudança na legislação sobre licitações e, por este motivo, ocorreu o atraso do fornecimento dos equipamentos. Ao todo, 250 tornozeleiras serão disponibilizadas para a cidade.
“Temos mil tornozeleiras já contratadas que vão ampliar o serviço na capital, que foi uma política pública que deu certo, mais o monitoramento na baixada santista, que se fez necessário não só pela violência contra a mulher, mas também o combate ao crime organizado. E Sorocaba vai ser a primeira cidade do interior de São Paulo a receber 250 tornozeleiras. Esse prazo se estendeu, mas a expectativa é que até o final do primeiro semestre já esteja funcionando aqui”, destacou o secretário.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a licitação para a compra das mil tornozeleiras foi concluída em novembro de 2024, no valor de R$ 6,2 milhões. Desse total, a SSP já recebeu 450 unidades, que são usadas para substituir os equipamentos cedidos pela Secretaria de Administração Penitenciária na capital. Este ano, o projeto deve alcançar outras regiões do estado.
“Na região do Deinter-7, responsável por toda região de Sorocaba, há o atendimento de 12 Delegacias da Mulher (DDM), que estão funcionando nos municípios de Avaré, Botucatu, Capão Bonito, Itapetininga, Itapeva, Itu, Salto, São Manuel, São Roque, Tatuí, Votorantim e Sorocaba, que tem funcionamento 24h”, também diz o documento.
A secretaria ainda acrescenta que tem desenvolvido campanhas para que as vítimas denunciem agressores, além de ter ampliado os canais para comunicação deste tipo de crime.
Guilherme Derrite este em evento solene do Corpo de Bombeiros em Itu (SP) nesta sexta-feira (7)
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
S
Secretário de Segurança de SP dá novo prazo para funcionamento de tornozeleiras eletrônicas em Sorocaba

Deixe um comentário
Deixe um comentário